top of page

Stephen Charnock

A Clareza da Existência e Providência de Deus

A Clareza da Existência e Providência de Deus

Se você leu apenas um livro sobre a existência de Deus, deve ter sido The Existence and Attributes of God [A Existência e os Atributos de Deus], de Charnock. Há um interesse renovado em um Escolástico Reformado como Stephen Charnock devido a uma nova edição em dois volumes dessa obra editada por Mark Jones. Esta é uma contribuição importante porque Charnock interage com pensadores anteriores como Platão e Tomás de Aquino e se apropria criticamente de seus insights filosóficos ou teológicos quando é estratégico. E ainda assim, Charnock faz suas próprias contribuições valiosas para o nosso conhecimento de Deus, reformando ainda mais a tradição Escolástica utilizada pelos Ortodoxos Reformados de sua época. Uma olhada em suas notas de rodapé mostra que ele estava familiarizado com as contribuições críticas sobre esse assunto e que fez suas próprias contribuições e correções a pensadores anteriores. Acredito que este é o livro mais importante sobre a existência de Deus e precisa ser lido por todo cristão.


A nível pessoal, fiquei satisfeito ao ver este interesse renovado em Escolásticos Reformados como Charnock. Eu contei com Charnock em minha dissertação de doutorado e para o que se tornou meu livro, The Clarity of God’s Existence [A Clareza da Existência de Deus]. Eu guardo com carinho uma cópia mais antiga de Baker, daqueles tempos de estudante. Quando um professor cético me perguntou quem apresenta argumentos para mostrar que é claro que Deus existe, Charnock estava no topo da minha lista. Comecei com ele e depois passei para os desafios dos argumentos teístas de pensadores como David Hume e Immanuel Kant. Embora tenha vivido antes deles, Charnock forneceu as sementes daquilo que se transformou em respostas aos ataques deles à razão e ao conhecimento de Deus.

 

Charnock interage com pensadores anteriores como Platão e Tomás de Aquino e faz suas próprias contribuições valiosas para o nosso conhecimento de Deus.


O que Charnock faz de tão impressionante é que ele não defende simplesmente uma causa, um designer ou um governador moral sem causa, mas defende Deus, o Criador. Ele nos dá uma definição completa de Deus e depois usa argumentos individuais para provar cada atributo. Charnock nos mostra que Deus é um Espírito. Ele defende os atributos incomunicáveis ​​de Deus (infinito, eterno e imutável) e também que Deus é bom, justo, misericordioso, etc. Sua definição de Deus é semelhante à dada no Breve Catecismo de Westminster Q4.


Seu método corrige erros de argumentos teístas anteriores. Em vez de apresentar um argumento e depois concluir, “isto é Deus”, Charnock dá-nos argumentos para cada parte da definição de “Deus”. Ele demonstra que Deus é Espírito, demonstra os atributos incomunicáveis ​​e demonstra os atributos morais de Deus. Em cada caso, ele nos deu um argumento que podemos avaliar quanto à sua solidez.


Ateísmo


Charnock começa com o Salmo 14:1. Ao longo do livro, encontramos sua confiança nos Salmos, e isso é um lembrete para nós de quão preciosos eles são e dos muitos argumentos que nos dão para conhecer a Deus. O tolo diz em seu coração que Deus não existe. Ninguém busca a Deus, ninguém entende e ninguém faz o que é certo. O ateísmo não tem desculpa. Não é uma posição intelectual ou moralmente defensável. E, ainda assim, está no cerne da condição humana. “Ninguém procura” significa “ninguémprocura”. Embora os humanos possam considerar-se como estando a fazer o seu melhor na busca de Deus, a verdade é que na sua condição natural pós-queda, não o estão a fazer. Ninguém entende ou conhece a Deus como deveria. Charnock faz do problema da existência de Deus um problema existencial para todos nós. Não pode ser simplesmente um quebra-cabeça ou desafio divertido. Cada um de nós deve responder diante de Deus por nossa própria falha em buscar e compreender.


Charnock define três tipos de ateísmo. Ele diz:

Há uma tripla negação de Deus. 1. Quoad existentiam; isso é ateísmo absoluto. 2. Quoad Providentiam, ou sua inspeção ou cuidado com as coisas do mundo, ligando-o aos céus. 3. Quoad naturam, em relação a uma ou outra das perfeições devidas à sua natureza (24).

 

Hoje, quando dizemos “ateu”, geralmente nos referimos a um materialista. Queremos dizer uma pessoa que diz que só a matéria existe e que a matéria sempre existiu. Houve materialistas antigos como Demócrito e há ateus contemporâneos muito óbvios como Richard Dawkins. Mas isto também significa aqueles que negam a existência de Deus, o Criador, que trouxe o universo à existência, em vez de existir junto a ele desde a eternidade, como ensinaram Platão e Aristóteles. Inclui também o panteísta que nega a existência de Deus, o Criador, dizendo que “tudo é Deus”. Podemos chamá-los de dualistas (tanto Deus quanto o universo existem sem começo) e de monistas.


Charnock faz do problema da existência de Deus um problema existencial para todos nós.

 

A sua segunda definição de ateísmo torna este grupo muito maior e é mais parecido com o que chamo de Ateísmo Bíblico. Este é o ateu que nega a providência de Deus. Encontramos tal pessoa descrita no Salmo 73:11 ou Salmo 94:7. Aqui também encontramos Aristóteles. Embora Charnock utilize vocabulário e insights de Aristóteles em sua teologia propriamente dita, ele está disposto a criticar o filósofo por não usar a razão para compreender a providência de Deus. Ele, como aqueles nos Salmos que acabamos de mencionar, postulou um Deus que não vê e não governa. Para isso, ele não tinha desculpa. Este é também o Absoluto de teólogos como Tillich e o ser em si mesmo em Heidegger. Assim como é claro para a razão que Deus existe, também é claro para a razão que Deus governa e é soberano.


A sua terceira definição refere-se à negação de partes específicas da definição de Deus. Por exemplo, o teísta aberto nega que Deus seja imutável. Ou o antropomorfista nega que Deus seja infinito. Ambos são geralmente o resultado de uma falha na compreensão do chamado problema do mal. Aqui, Charnock nos aponta para o fim mais elevado e último: o conhecimento da glória de Deus. Deus governa sobre todas as coisas para a revelação de Sua glória. E nosso objetivo mais elevado é ver essa glória revelada em todas as Suas obras. Isto fornece uma solução para o problema do mal e também uma teleologia para todos os eventos de nossas vidas.

 

Ele também discute o ateísmo prático, que traz o ateísmo para cada um de nós. O ateísmo prático significa viver como se Deus não existisse. É viver como se Deus não fosse real. Charnock nos diz que é um desprezo ingrato por Deus. Tal pessoa poderia dizer as palavras certas e afirmar que se apega às teorias certas, mas viver como se Deus não existisse. Na verdade, o que normalmente acontece é que uma pessoa vive dessa maneira e, quando chamada a prestar contas de sua vida, é então que sua mente se volta em busca de uma defesa intelectual. Esta é a condição de autoengano que então é compartilhada com os outros como autojustificação. O ateísmo é uma tentativa justamente dessa autojustificação.

 

Charnock nos conta que a solução bíblica, também conhecida pela revelação geral, para o ateísmo prático é o temor do Senhor. Todo entendimento começa aqui. Não somos capazes de intelectualizar a nossa crença sobre Deus e não permitir que isso afete as nossas vidas. Tal condição demonstra falta de temor a Deus. Mesmo no estado pré-queda, teríamos um temor a Deus como reverência e admiração devidas ao Criador soberano. Mas pós-queda, quando entendemos a nossa condição de incredulidade, não entendendo Deus como deveríamos, ficamos conscientes do nosso pecado e da santidade de Deus. Conhecemos a nossa justa condenação. O ateísmo é uma tentativa de resolver este fardo, negando que seja real. É um remédio falso que, no final, traz a ruína.


Charnock nos aponta para esse fim mais elevado e último: o conhecimento da glória de Deus.

 

Ele diz: “Trabalhemos para ser sensíveis ao ateísmo em nossa natureza, e sejamos humilhados por isso”. Isso é contrário à razão. “A irracionalidade disso diz respeito a Deus. É o alto desprezo de Deus. É inverter a ordem das coisas; fazer de Deus o mais elevado para se tornar o mais baixo; e de si mesmo, o mais baixo, para se tornar o mais elevado”. Tentamos nos tornar deuses e negar o Deus verdadeiro. É o pecado original e é o pecado que cada pessoa comete. O ateu se exalta e chama Deus de mentiroso, dizendo que está buscando, mas que não há evidências suficientes de Deus.


O ateísmo prático é a negação da lei de Deus. Essa lei começa ordenando-nos a amar a Deus. Esta lei está escrita em nossos corações, o que significa que é a própria natureza das coisas. Por natureza, como seres racionais, nosso dever é amar o nosso Criador e procurar conhecê-lo. O pecado é um ato contrário à natureza das coisas, conforme ordenado por Deus. Nesse sentido, o ateísmo, a incredulidade, é o primeiro pecado. É o pecado raiz que dá origem aos outros pecados. Negligenciamos conhecer a vontade de Deus e não estamos inclinados a cumprir a vontade conhecida de Deus. “Sejamos sensíveis ao ateísmo em nossa natureza, e sejamos humilhados por isso”.


Adorar


Tendo lidado com o ateísmo, Charnock volta-se então para uma discussão sobre a adoração a Deus. Todos os humanos deveriam adorar a Deus. E ainda assim encontramos, mesmo entre os filósofos que se autodenominam amantes da sabedoria, a negligência do amor e da adoração a Deus. Ele usa Hebreus 11:6 como o versículo que explica a adoração. Devemos buscar sinceramente a Deus, sabendo que Ele é real e recompensa aqueles que O buscam. Deus é o “recompensador”, o que significa que sabemos não apenas que Deus existe, mas que devemos amar e buscar a Deus e que Ele nos redimirá. Este conhecimento de Deus é íntimo e pessoal. É o que significa a frase “cara a cara”. Deus disse a Abraão: “Eu sou a sua grande recompensa”. Podemos saber quem é Deus, não apenas saber sobre Deus.

Deus é espírito e, portanto, adoramos em espírito. Assim como o ateísmo prático começa com a negligência, também é pecado negligenciar a adoração a Deus. “Não dar a Deus o nosso espírito é um grande pecado. É uma zombaria de Deus, não veneração, desprezo, não adoração”. Pense nos filósofos pagãos que falaram sobre Deus, mas ambos falharam em conhecê-Lo como deveriam e falharam em adorá-Lo. A adoração a Deus é um dever de todos os seres humanos. Ele diz:

 

A adoração é um dever incumbido a todos os homens. É uma homenagem que a humanidade deve a Deus, pela relação pela qual lhe está obrigada; é justiça primordial e imutável à nossa lealdade a ele; é uma verdade tão imutável que Deus deve ser adorado, como Deus o é; ele deve ser adorado como Deus, como criador e, portanto, por todos, visto que ele é o Criador de todos, o Senhor de todos, e “todos são suas criaturas e todos são seus súditos. A adoração baseia-se na criação” (Salmo 100:2,3).

 

A revelação geral ensina que Deus existe e que Deus deve ser adorado. Todos os humanos são responsabilizados por isso. Mas Charnock tem o cuidado de afirmar o princípio regulador da adoração. “Embora a forma externa de adoração aceitável a Deus não pudesse ser conhecida sem revelação, e essas revelações pudessem ser diversas; contudo, a maneira interior de adoração com nossos espíritos foi manifestada pela natureza: e não apenas manifestada pela natureza a Adão na inocência, mas depois de sua queda, e as escamas que ele trouxe sobre seu entendimento por meio daquela queda”. Você vê aqui as mesmas coisas ensinadas no Capítulo 21 da Confissão de Westminster (Do Culto Religioso e do Dia de Sábado).


O cristão afirma que o mundo mostra a glória de Deus a todos. Todas as obras de Deus o louvam.

 

A adoração descreve nosso bem maior. Quando adoramos a Deus, afirmamos a verdade sobre Deus e como Sua glória é conhecida. Apontamos para Suas obras tanto na criação quanto na redenção. Como os crentes e os anjos do Apocalipse, louvamos a Deus. Isto é diferente de alguns místicos que afirmam que o nosso bem maior é uma experiência não cognitiva do ser em si. Escolásticos Reformados como Charnock utilizaram a noção grega de contemplação, mas também tiveram que refiná-la, uma vez que envolvia uma retirada do mundo material. Por outro lado, diz Charnock, o cristão afirma que o mundo mostra a glória de Deus a todos. Todas as obras de Deus O louvam. Fazer de qualquer outra coisa o nosso maior bem é a idolatria: “Tudo o que alguém almeja na adoração acima da glória de Deus, que ele faça para si mesmo um ídolo em vez de Deus, e erga uma imagem de ouro, Deus não considera isso como adoração”.


O seu ensino sobre adoração pode ser resumido desta forma: assim como é claro que Deus existe, também é claro que devemos adorar a Deus. Assim como a natureza revela Deus, também revela que Deus deveria ser glorificado. Ele apresenta um argumento para apoiar isso apelando ao Salmo 100 e à nossa natureza como ser racional. Assim como sabemos, por um ato da razão, que somos criaturas e não nos criamos, também sabemos que devemos servir ao nosso Criador. Este é um requisito racional. Fazer o contrário é violar a razão.


 

 O homem não pode considerar-se como um ser pensante, compreensivo, mas deve saber que deve dar a Deus a honra dos seus pensamentos e adorá-Lo com aquelas faculdades pelas quais pensa, deseja e age. Ele deve saber que suas faculdades lhe foram dadas para agir, e para agir para a glória daquele Deus que lhe deu sua alma e suas faculdades; e ele não poderia, com razão, pensar que eles deveriam ser ativos apenas em seu próprio serviço e no serviço da criatura, e ociosos e inúteis no serviço de seu Criador.


Só Deus é Eterno


Tendo lidado com o ateísmo e a incredulidade, e depois com a adoração, ele se volta a seguir para o que pode ser conhecido sobre Deus e como isso é conhecido. Ele começa com a eternidade de Deus. Suas reflexões começam com o Salmo 90:2. E há boas razões para começar pela eternidade. Paulo nos diz que o poder eterno de Deus é claramente revelado nas coisas que são criadas. Gênesis e João começam distinguindo o que é eterno e o que é criado. Charnock, com sua maneira cuidadosa de sempre, leva tempo para definir “eterno” e nos diz que o primeiro ponto dessa definição é que o que é eterno é “sem começo”.


Ele começa com os atributos incomunicáveis. E ele nos mostra como todos eles se mantêm juntos. Tudo o que é eterno também é imutável e infinito. Estes estão unidos, mas também são diferentes. Alguns pensadores falam de “eterno” como se significasse apenas “imutável”, e assim os atributos incomunicáveis são para eles: imutáveis, imutáveis ​​e infinitos. Ele evita esse erro ao definir “eterno” primeiramente “sem começo”. Ele então mostra como um ser eterno também é imutável e infinito. Esta é a simplicidade de Deus, uma crença que Charnock manteve em continuidade com os escolásticos medievais antes dele. Deus não é feito de partes como um objeto material. E também os atributos de Deus estão todos unidos como um só, o que significa que você não pode ter um ser que seja eterno, mas mutável e finito. Tudo o que é eterno também é imutável e infinito. Compare isso com Aristóteles, que ensinou que o mundo material está mudando, mas não teve começo.


Além disso, embora Charnock e Tomás de Aquino acreditem na criação ex nihilo, Tomás de Aquino não está otimista de que a razão por si só possa provar que o mundo material teve um começo do nada. Charnock, por outro lado, acredita que podemos saber que o universo começou do nada pela razão. Ele dá argumentos inestimáveis ​​a cada passo. E aqui ele apresenta um argumento para mostrar que algo deve ser eterno (sem começo). Isto constitui a base para o nosso conhecimento de Deus e da criação. Somente Deus não tem começo. A criação teve um começo.


Charnock nos mostra que podemos saber que o universo teve início pela razão.

 

Charnock então nos dá argumentos para mostrar que o universo teve um começo. “Quaisquer mudanças não podem ser eternas. Se Deus não fosse eterno, ele não seria imutável em sua natureza. É contrário à natureza da imutabilidade não ter eternidade; pois tudo o que começa muda ao passar de não ser para ser. Começou a ser o que não era; e se acabar, deixa de ser o que era”. Ele nos diz que só Deus é eterno, nada existia antes dele ou coeterno com ele. “A eternidade é própria apenas de Deus e não é comunicável. É uma loucura tão grande atribuir a eternidade à criatura, como privar o Senhor da criatura da eternidade”. Deus é o criador, não apenas o moldador do material pré-existente e eterno. Deus é o criador e isso significa:

 

A criação é produzir algo do nada. O que antes era nada, não pode, portanto, ser eterno; não ser era eterno; portanto, seu ser não poderia ser eterno, pois deveria existir antes de existir, e seria algo quando não fosse nada. É da natureza de uma criatura não ser nada antes de ser criada; o que não era nada antes de ser, não pode ser igual a Deus em uma eternidade de duração.

 

Este é um argumento contra aqueles que dizem que o universo é eternamente dependente de Deus e que não houve criação ex nihilo. Charnock argumenta que não pode haver um ser eterno, mas dependente.

 

 

Além daqueles filósofos como Platão e Aristóteles que dizem que o mundo material não tem começo, há também aqueles que dizem que a nossa própria alma é eterna sem começo. Algumas versões dizem que já fomos Deus, depois fomos colocados em um corpo material e reencarnamos em corpos materiais até encontrarmos uma maneira de fazer a jornada da alma de volta a ser Deus. Mas Charnock argumenta com razão: “Não existe criatura que não seja mutável e, portanto, não eterna. Assim como mudou de nada para alguma coisa, também pode mudar de ser para não ser. Se a criatura não fosse mutável, seria perfeitamente perfeita e, portanto, não seria uma criatura, mas Deus; pois somente Deus é mais perfeito”.


Desafios em nossa era moderna


E é exatamente isso que os leitores obtêm à medida que avançam no restante da obra de Charnock. Ele continua a nos ensinar sobre os muitos atributos de Deus. Nós consideramos tudo o que pudemos aqui, e o leitor deve agora se apropriar de Charnock, gastando tempo considerando os muitos argumentos que ele nos apresenta. Ele nos ajuda a evitar muitos erros dos escritores anteriores e nos prepara para os desafios que estavam à sua frente na era moderna.


Esses desafios são um bom lugar para terminarmos. Lembre-se da ênfase que Charnock colocou na razão. Por sermos criaturas racionais, podemos usar a razão para conhecer a Deus através de Suas obras. Quando David Hume e Immanuel Kant criticam os argumentos teístas, muitas vezes apontam fraquezas reais que os teístas devem abordar. Charnock responde a isso usando argumentos individuais para provar atributos individuais, em vez de esperar que qualquer argumento nos dê tudo sobre o teísmo.

 

 

O que Hume e Kant poderiam e deveriam ter feito era notar essas fraquezas e depois sustentá-las com argumentos sólidos que mostrassem a clareza da existência de Deus. É por isso que os desafios são tão úteis e não devem ser ignorados ou facilmente descartados. São uma oportunidade de crescimento. Mas o que eles fizeram foi voltar-se para o não-racional. Eles negaram que a razão possa ser usada para conhecer a realidade. E a filosofia desde então tem sido uma guerra contra a razão. Mesmo aqueles que afirmam usar a razão, como os positivistas, nos dirão que não se pode ir além do mundo das sensações. Infelizmente, encontramos intelectuais cristãos também abandonando a razão e procurando formas não racionais de explicar o Cristianismo.


Charnock forneceu-nos as sementes necessárias para responder a Hume e Kant. Não podemos esperar que ele tenha antecipado perfeitamente os desafios dos incrédulos depois dele. Mas estes desafios não são realmente novos e, por isso, conhecer a forma que assumiram no passado irá preparar-nos para o futuro. Em sua raiz, a incredulidade é uma negação do Logos eterno que é a luz do homem.


Podemos e devemos ser os primeiros a afirmar que a existência e a providência de Deus são claramente reveladas a todos os humanos em todos os momentos, porque podemos usar a razão para estudar a revelação geral. A razão nos permite conhecer a realidade, a realidade mais elevada, Deus. Qualquer desafio à razão é um desafio ao conhecimento de Deus. Vivemos numa época em que todas as distinções são negadas, onde as nossas mais altas autoridades nem sequer conhecem as verdades fundamentais sobre as condições humanas. Passamos da negligência da razão para a rejeição da razão. Equipe-se para responder a este desafio, compreendendo a sua natureza criada como um ser racional. Leia e estude Charnock profundamente. Deixe-me terminar com um lembrete que ele nos dá:


Quão terrível é estar sob o golpe de um Deus eterno! Sua eternidade é um terror tão grande para quem o odeia, quanto um conforto para quem o ama.


 

Traduzido por Victor Hugo Pereira.

Peter Sammons

Comments


bottom of page